Teatro

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No Curso de  Teatro - Licenciatura reitera-se a importância da Arte enquanto área do conhecimento. É possível constatar que os campos artístico e científico se constituem a partir de processo de construção mútua. Logo, compreende-se a não dissociação entre Arte e Ciência no ensino. Cabe ressaltar que o foco do Curso de Licenciatura em Teatro é a formação de professores para o exercício da docência em Teatro. Nesse sentido, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais previstas na Resolução CES nº 4, de 8 de março de 2004, que aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Teatro, faz-se necessário que sejam observadas, além das questões próprias da licenciatura, a especificidade da área.

Diante disso, observa-se a aquisição de conhecimentos específicos da linguagem teatral, bem como a capacidade de desenvolvimento de processos e reflexões críticas concernentes ao campo pedagógico, em que se pese o domínio técnico e expressivo do corpo visando à interpretação teatral, a prática docente, os conhecimentos referentes à área da educação e os princípios pedagógicos através e com o teatro. Portanto, é imprescindível desenvolver a capacidade de coordenar um processo de ensino e aprendizagem em teatro no âmbito formal e não-formal. De modo que o egresso possa se apropriar dos elementos indispensáveis à pesquisa e ao ensino na respectiva da área.

Essa concepção do licenciado em Teatro enseja a formação integral do profissional que atuará na educação básica, possibilitando a compreensão das alternativas sociopolíticas de transformação da sociedade e de si próprio, da construção de bases para o contínuo e necessário processo de pesquisa e reconstrução do saber numa perspectiva da integralidade e de saberes que permitem: a percepção do valor da subjetividade e da alteridade; a compreensão do papel social da educação e da escola; o domínio dos conteúdos do Teatro e suas didáticas; a construção de processos de investigação que tenham por finalidade o aprimoramento das práticas cênicas e pedagógicas; a apropriação de conhecimentos artísticos, pedagógicos e da diversidade presentes na prática em Teatro.

Para tanto, busca-se uma formação em que o licenciado em Teatro deverá ser permanentemente posto em situações que estimulem atitudes de estudo, responsabilidade, alteridade, cooperação criatividade, espontaneidade. Assim, no Curso de Licenciatura em Teatro objetiva-se formar professores que compreendam o Teatro como uma atividade que está alicerçada no âmbito coletivo.